segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Campus Party 2012, pelo nosso correspondente Marcelo Mendes

A primeira mudança em relação ao ano passado foi na questão das credenciais, que agora foram entregues por correio, em casa, para as pessoas que não participavam de caravanas. Este processo diminuiu um pouco as filas, porém, ainda assim elas continuavam grandes, e ficamos de três a quatro horas esperando para entrar na arena.
Entrando, novamente outra fila enorme para entrar na área de camping, onde ficamos esperando por quase uma hora. Já no primeiro dia notei que a Arena e o Camping estavam bem maiores do que o ano passado, no Centro Imigrantes. Algumas coisas estavam mais bem organizadas, outras não, porém, ao longo da semana eles foram consertando, como por exemplo, a questão dos bebedouros, que só estavam instalados na área de camping.

Marcelo e Hugo Hoyama

Logo na terça houve uma chuva que causou certos estragos aqui, mas nada muito grave, somente o nylon que ficava separando a Arena da Zona Expo foi rompido devido aos fortes ventos... mas Campus Party sem chuva, não é Campus Party! Além disso, a chuva que vinha de vez em quando abaixava um pouco a temperatura, o que nos ajudava a suportar o forte calor que estava aqui.
Uma última consideração sobre a estrutura, foi a segurança, que no começo, ao meu ver, foi extremamente fraca e ineficiente para um evento deste porte. Como no final da semana foram acontecendo cada vez mais furtos de notebooks e barracas, a organização aumentou a segurança, principalmente no camping, e assim chegou a um nível aceitável.

Encerramento com cosplay de Star Wars

Por que esse reforço não foi realizado desde o primeiro dia, o que evitaria todos estes incidentes?
Quanto ao evento em si, é algo incrível. É um lugar onde você encontra pessoas que têm interesses e histórias semelhantes, o que faz todos se sentirem à vontade, onde parece que todos nos conhecemos desde crianças. Aqui sim você sente o verdadeiro amor das pessoas por tecnologia, ciência e conhecimento, o que faz com que, ao sairmos daqui, todos estejam com o espírito geek revigorado.
São inúmeras palestras o dia todo sobre Desenvolvimento, Software Livre, Segurança e Redes, Mídias Sociais, Música, Artes Digitais, Astronomia, Robótica e Games, ou seja, tudo o que um geek pode se interessar. Se tivesse tempo, com certeza iria a todas, pois mesmo as que parecem menos interessantes, sempre têm algo novo para acrescentar ao nosso conhecimento. Sem contar as apresentações do palco principal, onde infelizmente, não pude comparecer a todas, mas as que eu fui, valeram a pena, como Neil Harbisson (Eyeborg), Julien Fourgeaud (Rovio, Angry Birds), Michio Kaku (o físico do impossível, coautor da teoria das cordas) e Vince Gerardis (produtor de Game of Thrones).
Além disso, ainda tem a presença de várias empresas do mundo da tecnologia, e que fornecem os atrativos à parte, que são os tão disputados brindes, que são dados através de redes sociais, gincanas, desafios, entre outros.


Marcelo com Jon "Maddodg" Hall (2011)


Para quem pensa que é um lugar onde nerds ficam no computador a 24 horas do dia, pode ter certeza que não é assim. Só participando para perceber como é impressionante e divertido um evento destes. Resumindo, é um evento que qualquer geek gostaria de estar, e eu tive a oportunidade de participar pelo segundo ano consecutivo. Com certeza, vale a pena e compensa cada centavo gasto. Quem vem a primeira vez, não consegue se livrar nunca mais. Mal posso esperar pelo ano que vem.

Marcelo Mendes. Aluno do 7º período BSI da Faceca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário