terça-feira, 15 de março de 2011

ATC: Sistemas Robóticos Autônomos nesta semana

Aplicação Pathfinding e Árvore de Decisão para Navegação de Sistema Robótico Autônomo. Este é o assunto da palestra que será apresentada nesta quinta (17/03) na sala do 1º período de Sistemas de Informação da Faceca.
Na robótica atual é crescente o desenvolvimento de pesquisas e aplicações focadas na construção de robôs móveis autônomos. Um robô autônomo e inteligente deve ser capaz de se movimentar e de tomar decisões sem a necessidade da intervenção humana. A programação para um sistema robótico autônomo não é trivial, ela não deve ser elaborada através da programação tradicional e exige soluções de Inteligência Artificial (IA).

Algoritmos de busca de caminho (pathfinding) são técnicas de IA que determinam o melhor trajeto entre dois pontos, sem que haja colisão com obstáculos. Para validar as estratégias propostas, foi desenvolvida uma ferramenta de simulação que representa a navegação do robô virtual em um ambiente desconhecido.

Quem vai falar sobre o assunto é José Eduardo Silva Gomes (na foto, à direita), Mestre em Engenharia Elétrica pela UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá), pós-graduado em Redes de Computadores e graduado em Ciência da Computação pelo UNIS-MG. Atualmente é supervisor técnico na EPTV Sul de Minas.
Não perca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário