quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Quanto cobrar pelos serviços de TI?

Estamos com uma discussão muito interessante rolando nos grupos de email dos alunos do BSI Faceca, então resolvi publicar aqui para dar oportunidade para mais opiniões.
Tudo começou quando li um post no dia 18/01 no blog Profissionais de TI, dando algumas recomendações sobre o quanto cobrar pelos serviços prestados em TI. Enviei o texto para mais ou menos 300 alunos e ex-alunos de Sistemas de Informação da Faceca e aí começou uma discussão muito interessante.

O texto original:

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Dilema: Quanto devo cobrar pelos meus serviços?
Por EstiloFacil - 18 de janeiro de 2011

Pronto, agora você já é um profissional no seu ramo de atuação e pode começar a cobrar pelos seus serviços, sejam eles de TI, ou qualquer outra área. Agora vem uma dúvida muito comum, principalmente na área de TI, coisa que sei bem porque vivi isso e ainda convivo com muita gente com esse mesmo dilema: Quanto cobrar pelos meus serviços?
Não há receita de bolo pra isso, mas uma coisa é certa: existem dicas que podem te ajudar a ter uma idéia melhor de como fazer um orçamento, de como começar cobrar pelos seus serviços.
1 – Analise seus gastos: Essa dica parece bem óbvia, mas acreditem, muita gente dá um orçamento sem pensar primeiro no gasto que vai ter. Tudo bem que as vezes você vai trabalhar em casa, com os seus recursos (talvez apenas seu computador), mas estará gastando sua energia, seu tempo, seu hardware, sua conexão. Tudo isso deve ser levado em conta. Pode ter certeza que uma empresa séria leva tudo isso em conta antes de dar um orçamento.
2 – Tenha um salário: Quer trabalhar por conta própria, ganhar dinheiro mas sem pensar em ter salário? Meio contraditório, não? Bom, após ter analisado os gastos, defina um valor que você queira ganhar por hora. Valorize o seu trabalho, afinal, mais importante do que os recursos que irá gastar para completar a tarefa, é o seu conhecimento em como completar a tarefa.
3 – Analise o mercado: Se ainda tiver dúvidas em como cobrar um projeto, analise o mercado, descubra quanto as empresas sérias cobram para fazer o mesmo serviço. Pesquise por outros freelancers, quanto eles estão cobrando e tente não cobrar abaixo disso, pois senão estará prostituindo o mercado.

Problemas em cobrar barato demais

Um orçamento baixo demais acarreta mais problemas do que um orçamento caro demais. Eis alguns problemas que poderá encontrar caso dê um orçamento muito barato:
1. Não conseguirá cobrar caro depois: Se você começar cobrando R$100 num tipo de serviço, quando estiver craque e confiante naquilo que faz, pronto para cobrar 5 ou 6 vezes esse valor, você não irá conseguir, pois já será conhecido como “o cara dos R$100″.
2. Empresas sérias não pagam pouco: Se alguma empresa como a Petrobrás precisa de um serviço que você consegue fazer, e o seu orçamento fica muito abaixo dos concorrentes, a empresa irá desconfiar que você é uma pessoa insegura e pode não dar conta do trabalho, portanto, irá te classificar como incapaz. Além de não te contratar, não irá te recomendar.
3. Prostituição do mercado: Cobrando pouco seus clientes irão pensar que o valor do serviço é realmente aquele valor mínimo que você está cobrando, e irão espalhar que o serviço não vale o quanto as empresas e desenvolvedores sérios estão cobrando, e sim quanto você cobra. Um erro, pois dessa forma não será apenas você que será afetado, mas sim toda a comunidade que presta os mesmos serviços que você.
Seja confiante

Uma das regras primordias do empreendedorismo é: acredite em seu produto. Se você acha que seu produto vale R$100, o seu cliente irá pensar que vale isso, e não ficará disposto a pagar e nem a valorizar seu serviço mais do que isso. Você deve ser o primeiro a valorizar o que faz. Não se preocupe caso não consiga vender seu serviço por cobrar caro, pois é melhor perder um cliente disposto a pagar R$100 do que mais pra frente ser recusado por um cliente que está disposto a pagar 5 mil reais.

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Comentário do Prof Edson:

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Realmente

Segue um exemplo real:

Uns tempos atrás fomos procurados por um corretor de café (que sempre faturam
bem) que controla seus clientes e emissão de pedidos de venda de café totalmente manual (com bloco de papel). Me pediu um controle mínimo, para automatizar somente a emissão de pedido de venda.

Propus um cadastro de clientes completo com consultas e relatório, e um cadastro
de pedidos e rotina de fechamento de venda emitindo o pedido impresso. Também propus uma
consulta em tela ou impressa das vendas do mês.

Como queria aproveitar a mão de obra disponível na empresa desenvolvimento em
Delphi , orcei bem barato este mini-sistema (uns 6 programas) em somente R$ 600,00 para desenvolver em uma semana.

Resumindo, o Corretor de café achou caro e pediu desconto. Como já estava arrependido do preço que tinha passado preferi não atender este cliente. Não pegamos o trabalho.

Na mesma semana, entrou um outro pedido de um outro cliente de SP, para somente
um relatório em PDF que cobramos R$ 1000,00 . O cliente aceitou, fizemos o relatório em 2 dias e abrimos a porta para outros trabalh
os.

Vamos valorizar o trabalho e o duro tempo de aprendizado que todos passam,

boa sorte,


Edson
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Participe, comentando e dando sua opinião sobre o assunto.

2 comentários:

  1. Seth Godin postou em seu blog uma matéria sobre o tema que começa com o seguinte:

    "Sobre o poder da precificação

    Se o que você recebe não está compatível com seu valor, há duas possíveis razões:

    1. As pessoas não conhecem o seu valor, ou
    2. você não "está" valendo tanto quanto você pensa"

    http://sethgodin.typepad.com/

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  2. Olá autor do Blog. Não lembro de ter autorizado a publicação do meu artigo aqui. Apenas alguns parceiros pediram permissão e eu a concedi, mas você nunca me pediu.
    Por favor, peço que remova esse artigo, pois não é de sua autoria e nem teve permissão para isso.

    Obrigado

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