quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ex-aluna do BSI agora é Mestre em Computação. Parabéns Daniela!

Ex-aluna da Faceca, bacharel em Sistemas de Informação, formada em 2007, é a primeira a se graduar como Mestre. Daniela Martins Bretas, capitã dentista da Polícia Militar de Minas Gerais, realizou a primeira defesa de mestrado do Programa de Pós-graduação de Ciência e Tecnologia em Computação da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

Otávio Carpinteiro, Daniela Bretas, Agnaldo Reis e Carlos Murari Pinheiro, na UNIFEI

Seu trabalho foi orientado pelo professor Carlos Alberto Murari Pinheiro, com o título “Sistema Computacional de Apoio a Rotina de Usuários Tetraplégicos.” O tema pesquisado diz respeito ao desenvolvimento de um sistema de auxilio a tetraplégicos, o que permite a pessoas nestas condições, ligar e desligar lâmpadas de iluminação, rádios, ventiladores, buzinas de aviso, entre outros aparelhos utilizados no dia a dia. O método emprega um computador com uma câmera acoplada que captura movimentos dos olhos do usuário e aciona um teclado virtual na tela, que é usado como interface para o acionamento dos dispositivos desejados ou outros comandos do computador, facilitando o cotidiano de usuários com restrições de movimentos das mãos. A importância deste desenvolvimento para a sociedade é de disponibilizar um sistema que possa facilitar a rotina de pessoas com limitações motoras severas devido a acidentes, derrames, entre outras enfermidades.
Daniela já está convidada a apresentar, no início do próximo ano, um resumo de sua dissertação para os alunos do BSI Faceca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário